Normas didáticas

Normas gerais da Pós-graduação e Regulamento do Curso

A atividade de ensino de pós-graduação é regulamentada pelo Regimento Geral e pelas Normas Gerais de Pós-graduação (NGPG), estabelecidas para toda a UFMG. Além destas, cada curso possui o seu Regulamento, o qual detalha o funcionamento do curso.
Os itens a seguir apresentam um extrato dos pontos de interesse das NGPG e do regulamento do curso.

Formas de admissão

a) Seleção

A seleção é a principal forma de acesso ao curso. É feita através de um conjunto de avaliações, podendo incluir prova escrita, análise de currículo profissional e histórico escolar, teste de inglês e entrevista. O processo seletivo é anual e realizado de acordo com as condições estabelecidas em edital específico, divulgado no tópico 'Informações Didáticas' desta página.

b) Transferência

Além da admissão via seleção, poderão ser aceitos pedidos de transferência de estudantes de outros cursos de pós-graduação. O estudante transferido deve obter no mínimo um quarto de créditos exigidos pelo Regulamento do Curso, nas disciplinas de sua área de concentração, independente do número de créditos obtidos na instituição de origem.

O candidato à transferência para curso de pós-graduação deve se apresentar à Secretaria do curso escolhido munido dos seguintes documentos:

Matrícula

A matrícula é feita na secretaria do curso. Qualquer que seja a forma de admissão, o aluno admitido em curso de pós-graduação deverá efetuar o seu registro acadêmico e requerer matrícula nas disciplinas de seu interesse, dentro do prazo estabelecido no calendário escolar e com a concordância do seu orientador.

Registro acadêmico é o cadastramento do aluno novato com o objetivo de estabelecer sua vinculação à Universidade e ao seu curso. O aluno recebe um número que o identificará durante toda a sua vida acadêmica.

É vedado o registro acadêmico simultâneo em mais de um curso de graduação, de pós-graduação ou em ambos os níveis.

Para efetuar a matrícula a cada semestre letivo, o aluno deve apresentar à secretaria do curso a guia de recolhimento da Contribuição ao Fundo de Bolsas devidamente quitada, ou a sua isenção concedida pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP). O Fundo de Bolsas mantém parte dos programas assistenciais da Universidade. As guias de recolhimento são obtidas na própria Unidade e pagas em qualquer agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

O calendário e instruções para a matrícula são divulgados semestralmente no item 'Informações Didáticas' desta página.

Matrícula em Disciplina Eletiva

O estudante poderá matricular-se em disciplina de pós-graduação não integrante do currículo de seu curso, considerada disciplina eletiva, com a autorização de seu orientador e aprovação dos colegiados/comissões coordenadoras do curso do aluno e do curso ao qual a disciplina se vincula. Os créditos nelas obtidos serão registrados no Histórico Escolar.

Matrícula em Fase de Trabalho Final

Durante a fase de elaboração de dissertação/tese, até sua defesa, o estudante, independente de estar ou não matriculado em disciplinas curriculares, deverá inscrever-se na disciplina "tarefa Especial – Elaboração de Trabalho Final", sem direito a crédito.

Trancamento de Matrícula

O aluno de pós-graduação pode requerer trancamento total ou parcial de matrícula.

a) Trancamento parcial

Com a anuência de seu orientador, o aluno poderá solicitar ao Colegiado o trancamento parcial da matrícula (em uma ou mais disciplinas) dentro do primeiro terço do período letivo. O trancamento da matrícula será concedido apenas duas vezes na mesma disciplina durante o curso.

b) Trancamento total

Pode ser concedido até o último dia do semestre letivo, por tempo determinado, a critério do colegiado do curso. Se estiver diante de motivos relevantes, o Colegiado poderá ainda conceder trancamento total de matrícula por mais de 2 (dois) períodos letivos, não sendo o período de trancamento computado para efeito de integralização do tempo máximo do curso.

Orientação

Todo estudante matriculado no curso terá, a partir de sua admissão, a supervisão de um professor do curso (orientador acadêmico), de uma comissão de professores e/ou do coordenador do curso.

Todo estudante em fase de elaboração do trabalho de conclusão terá um orientador, aprovado pelo Colegiado do curso.

Regime Didático e Rendimento Escolar

A verificação de rendimento é feita por disciplina, abrangendo critérios de assiduidade e aproveitamento, ambos eliminatórios. Entende-se por assiduidade o comparecimento às atividades correspondentes a cada disciplina. Quem faltar a mais de 25% (vinte e cinco por cento) das aulas será automaticamente reprovado, sendo proibido o abono de faltas. Já o aproveitamento é o resultado da avaliação do aluno nas atividades desenvolvidas nas disciplinas. Sua apuração em cada disciplina é feita por pontos cumulativas, em escala de 0 (zero) a 100 (cem). Apurados os resultados finais de cada disciplina, o rendimento escolar de cada aluno é convertido nos seguintes conceitos:

A Excelente De 90 a 100
B Ótimo De 80 a 89
C Bom De 70 a 79
D Regular De 60 a 69
E Fraco De 40 a 59
F Rendimento nulo De 0 a 39

Será aprovado o estudante que obtiver os conceitos A, B, C ou D e reprovado aquele que obtiver E ou F.

Número mínimo de créditos

O número mínimo de créditos a serem cursados no mestrado é de 24 (vinte e quatro) e, no doutorado, de 30 (trinta).

Preferencialmente, os créditos devem ser cursados nos dois primeiros semestres de curso.

Desligamento

Será excluído do curso o aluno que deixar de renovar sua matrícula por 2 (dois) períodos letivos, consecutivos ou não. O regulamento do curso estabelece critérios para avaliação do desempenho global do aluno e para a necessidade de desligamento.

Aproveitamento de créditos

Créditos obtidos em diferentes programas de Mestrado e Doutorado poderão ser aproveitados, a critério dos colegiados, em caso de transferência de programa ou de realização de pós-graduação em diferentes níveis.

Créditos obtidos fora da UFMG poderão ser aproveitados, a juízo do Colegiado do curso, até o limite de 3/4 (três quartos) do número mínimo de créditos exigidos pelo Programa para integralização.

Por proposta do orientador e a juízo do Colegiado do curso, o aluno regularmente matriculado poderá aproveitar créditos obtidos em disciplinas isoladas, ficando obrigado a conseguir, pelo menos, 1/4 (um quarto) do total de créditos exigidos pelo regulamento do curso.

Projeto de dissertação/tese

O aluno de mestrado deverá submeter, em período definido pelo Colegiado do Curso, o projeto de dissertação. Este projeto, assinado pelo aluno e seu orientador, deverá conter: título, ainda que provisório, justificativa e objetivos do trabalho; revisão da literatura; material e métodos previstos; fases do trabalho e cronograma de sua execução; relação da bibliografia consultada; estimativa de despesas, quando couber.

O aluno do curso de doutorado deverá apresentar um Projeto de Tese, em prazo mínimo de 30 (trinta) dias antes da defesa do Exame de Qualificação, de acordo com instruções e regulamento do Programa.

Produção científica discente

Antes da defesa do trabalho de conclusão, o aluno de doutorado deverá ter publicado um trabalho científico em periódico, e o aluno de mestrado deverá apresentar ao colegiado um trabalho aprovado pelo orientador e em condições de ser submetido à publicação.

Defesa da dissertação/tese

Só defenderá o trabalho final o aluno que tiver obtido o total de créditos requerido pelo curso e atender às exigências previstas no Regulamento do curso.

A defesa da dissertação ou tese é pública e feita diante de banca examinadora, indicada pelo Colegiado do curso.

A aprovação do candidato depende do aval unânime da banca examinadora. Quem não for bem sucedido na defesa poderá ter chance de apresentar nova versão do trabalho num período de até um ano. A decisão caberá ao Colegiado, mediante proposta justificada da comissão examinadora.

Diploma

Após o cumprimento de todas as exigências regulamentares, o aluno deverá requerer a expedição de seu diploma. A secretaria do curso abre o processo com a documentação prevista nas NGPG e, em seguida, o encaminha à Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Finalizado o processo, os diplomas são enviados às secretarias dos cursos, onde os interessados devem procurá-los.

O diploma expedido pelo curso possui validade nacional.

Graus Acadêmicos

O grau de Mestre será concedido ao aluno que, no prazo mínimo de um ano e máximo de dois anos, completar o número mínimo de créditos exigidos e for aprovado na defesa da dissertação.

O grau de Doutor será concedido ao aluno que, no prazo mínimo de um ano e máximo de quatro anos, completar o número mínimo de créditos e for aprovado no Exame de Qualificação e na defesa de tese.

Sequências de Integralização

Nos quadros abaixo são apresentadas as sequências de integralização para os cursos de mestrado e doutorado.

MESTRADO

 
SEMESTRE 1
SEMESTRE 2
SEMESTRE 3
SEMESTRE 4
sequência
- integralização de créditos
- integralização de créditos
- desenvolvimento de dissertação
- desenvolvimento/defesa dissertação
matrícula
- disciplina obrigatória: Seminários
- disciplinas optativas
- cadastro CV Lattes
- disciplinas obrigatórias: Seminários; Metodologia Pesquisa
- disciplinas optativas
- registro do Projeto
- disciplina obrigatória: Seminários
- disciplina obrigatória: Seminários

DOUTORADO

 
SEMESTRE 1
SEMESTRE 2
SEMESTRE 3
SEMESTRE 4
SEMESTRE 5
SEMESTRE 6
sequência
- integralização de créditos
- integralização de créditos
- integralização de créditos
- desenvolvimento de tese
- integralização de créditos
- desenvolvimento de tese
- exame de qualificação
- desenvolvimento de tese
- desenvolvimento de tese
- defesa de tese
matrícula
- disciplinas optativas
- cadastrp CV Lattes
- disciplinas obrigatórias: Seminários, Metodologia Pesquisa
- disciplinas optativas
- reg Projeto
- disciplinas optativas
- disciplina obrigatória: Seminários
- disciplinas optativas
- Tarefa Especial - Elaboração de Trabalho final
- Tarefa Especial - Elaboração de Trabalho final

SMARH - Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Escola de Engenharia - UFMG
Avenida Antônio Carlos, 6627
Bloco 1, Sala 4619 - CEP 31270-901
Telefone: 31-34091882

MAPA DE LOCALIZAÇÃO