A CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) avalia a qualidade e o desempenho de todos os cursos de pós-graduação do país, exprimindo os resultados da avaliação através de conceitos ou níveis. Este é o principal instrumento de acompanhamento da qualidade dos cursos de pós-graduação, sendo utilizado como referencial pelas agências de fomento ao ensino e à pesquisa.
Até o ano de 1997, a classificação dos cursos seguia os níveis de A (melhor conceito) a E (pior conceito), com avaliações bienais. A partir de 1998, os níveis foram alterados para uma escala numérica que varia de 5 (melhor conceito) a 0 (pior conceito), para os cursos de mestrado. Programas de pós-graduação que possuam doutorado podem almejar a nota 7, a ser atribuída apenas em casos de excepcional excelência acadêmica. A avaliação passa a ser agora trienal.
O Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARH) obteve nota 7 na avaliação trienal da CAPES (2011-2013), conforme resultado anexo e abaixo:
Área de Avaliação: ENGENHARIAS
Programa: SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS
IES: UFMG
IES Nome: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Nível: MD
Nota Avaliação Trienal 2013: 7
Escola de Engenharia - UFMG
Avenida Antônio Carlos, 6627 - Bloco 1, Sala 4619 - CEP 31270-901
Telefone: 31-34091882
posgrad@desa.ufmg.br