Estudos de ocupação
Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos UFMG

Normas didáticas

 

Normas gerais da Pós-graduação e Regulamento do Curso

A atividade de ensino de pós-graduação é regulamentada pelo Regimento Geral e pelas Normas Gerais de Pós-graduação (NGPG), estabelecidas para toda a UFMG. Além destas, cada curso possui o seu Regulamento, o qual detalha o seu funcionamento. Adicionalmente o Colegiado estabelece Resoluções que abordam matérias específicas que não estão incluídas no Regimento e Regulamento supracitados.

Os itens a seguir apresentam um extrato dos pontos de interesse das NGPG e do regulamento do curso.

 

Formas de admissão

a) Seleção
A seleção é a principal forma de acesso ao curso. É feita por meio de um conjunto de avaliações, podendo incluir prova escrita, análise de currículo Lattes e histórico escolar e entrevista. O processo seletivo é anual para o mestrado e semestral para o doutorado e realizado de acordo com as condições estabelecidas em edital específico, divulgado no tópico Editais desta página. No edital está prevista a apresentação de comprovação de proficiência em idiomas, em períodos pré-estabelecidos, para o mestrado (em idioma inglês) e para o doutorado (em idioma inglês e outro idioma dentre os seguintes: alemão, espanhol, francês e italiano).

 

b) Transferência

Além da admissão via seleção, poderão ser aceitos pedidos de transferência de estudantes de outros cursos de pós-graduação. O aluno transferido ou reoptante deverá cursar, nas atividades acadêmicas deste Programa, no mínimo, 50% do total de créditos exigidos neste Regulamento.

O candidato à transferência para curso de pós-graduação deve se apresentar à Secretaria do curso escolhido munido dos seguintes documentos:

  • Requerimento em formulário próprio
  • 3 fotos 3x4 cm
  • Cópia do diploma de graduação ou documento equivalente
  • Histórico escolar da pós-graduação no qual constem disciplinas cursadas, cargas horárias, avaliação em notas ou conceitos e créditos obtidos
  • Programas das disciplinas que compõem o histórico escolar
  • Curriculum vitae
  • Prova de estar em dia com as obrigações militares e/ou eleitorais, no caso de candidato brasileiro; no caso de candidato estrangeiro, os exigidos pela legislação específica
  • Outros documentos exigidos pelo Regulamento do Curso.

A transferência de nível no próprio Programa, do curso de mestrado para o de doutorado, poderá ser solicitada pelo aluno com destacado desenvolvimento acadêmico, mediante avaliação fundamentada, se a solicitação for realizada no prazo de 16 meses contados do ingresso do interessado.

Matrícula

A matrícula é feita pelo sistema acadêmico da UFMG. Qualquer que seja a forma de admissão, o aluno admitido em curso de pós-graduação deverá efetuar o seu registro acadêmico e requerer matrícula nas disciplinas de seu interesse, dentro do prazo estabelecido no calendário escolar e com a concordância do seu orientador.

Registro acadêmico é o cadastramento do aluno novato com o objetivo de estabelecer sua vinculação à Universidade e ao seu curso. O aluno recebe um número que o identificará durante toda a sua vida acadêmica.

É vedado o registro acadêmico simultâneo na UFMG em mais de um curso de graduação, de pós-graduação ou em ambos os níveis.

O calendário e instruções para a matrícula são divulgados semestralmente no item Informações Didáticas desta página.

 

Matrícula em Disciplina Eletiva

O estudante poderá matricular-se em disciplina de pós-graduação não integrante do currículo de seu curso, considerada disciplina eletiva, com a autorização de seu orientador e aprovação dos colegiados/comissões coordenadoras do curso do aluno e do curso ao qual a disciplina se vincula. Os créditos nelas obtidos serão registrados no Histórico Escolar.

 

Matrícula em Fase de Trabalho Final

Durante a fase de elaboração de dissertação/tese, até sua defesa, o estudante, independentemente de estar ou não matriculado em disciplinas curriculares, deverá inscrever-se na disciplina "tarefa Especial – Elaboração de Trabalho Final", sem direito a crédito.

Trancamento de Matrícula

O aluno de pós-graduação pode requerer trancamento total ou parcial de matrícula.

a) Trancamento parcial

Com a anuência de seu orientador, o aluno poderá solicitar ao Colegiado o trancamento parcial da matrícula (em uma ou mais disciplinas) dentro do primeiro terço do período letivo. O trancamento da matrícula será concedido apenas duas vezes na mesma disciplina durante o curso.

b) Trancamento total

Com a anuência de seu orientador, o aluno poderá solicitar ao Colegiado o trancamento Total do semestre se estiver diante de motivos relevantes. O Trancamento Total pode ser efetuado até o último dia do semestre letivo, não sendo o período de trancamento computado para efeito de integralização do tempo máximo do curso.

Orientação

Todo estudante matriculado no curso terá, a partir de sua admissão, a supervisão de um professor do curso (orientador acadêmico), de uma comissão de professores e/ou do coordenador do curso.

Todo estudante em fase de elaboração do trabalho de conclusão terá um orientador, aprovado pelo Colegiado do curso.

Regime Didático e Rendimento Escolar

A verificação de rendimento é feita por disciplina, abrangendo critérios de assiduidade e aproveitamento, ambos eliminatórios. Entende-se por assiduidade o comparecimento às atividades correspondentes a cada disciplina. Quem faltar a mais de 25% (vinte e cinco por cento) das aulas será automaticamente reprovado, sendo proibido o abono de faltas. Já o aproveitamento é o resultado da avaliação do aluno nas atividades desenvolvidas nas disciplinas. Sua apuração em cada disciplina é feita por pontos cumulativos, em escala de 0 (zero) a 100 (cem). Apurados os resultados finais de cada disciplina, o rendimento escolar de cada aluno é convertido nos seguintes conceitos:

A
Excelente De 90 a 100
B
Ótimo De 80 a 89
C
Bom De 70 a 79
D
Regular De 60 a 69
E
Fraco De 40 a 59
F
Rendimento nulo De 0 a 39

 

Será aprovado o estudante que obtiver os conceitos A, B, C ou D e reprovado aquele que obtiver E ou F.

Número mínimo de créditos

O número mínimo de créditos a serem cursados no mestrado é de 24 (vinte e quatro) e, no doutorado, de 30 (trinta).

Preferencialmente, os créditos devem ser cursados nos dois primeiros semestres de curso.

Desligamento

Será automaticamente excluído do curso:

- o aluno que deixar de renovar sua matrícula por 2 (dois) períodos letivos, consecutivos ou não;
- o aluno que obtiver conceito E ou F, mais de uma vez, ou que obtiver três conceitos D ou dois conceitos D e um conceito E ou F.

Aproveitamento de créditos

Créditos obtidos em diferentes programas de Mestrado e Doutorado poderão ser aproveitados até o limite de 12, para o mestrado, e de 15, para o doutorado;

Créditos de disciplinas cursadas em programas de pós-graduação externos à UFMG poderão ser aproveitados até o limite de três créditos por disciplina;

Créditos obtidos no próprio Programa, em disciplinas regulares, eletivas ou isoladas, poderão ser aproveitados desde que estas tenham sido cursados sob número de matrícula distinto do atual, nos últimos dez anos, e se enquadrem no limite de aproveitamento aceito pelo Sistema Acadêmico.

Projeto de dissertação/tese

O aluno de mestrado deverá submeter em formulário específico na página web do Programa, até o final do segundo semestre de curso, seu projeto de dissertação. Este projeto, assinado pelo aluno e seu orientador, deverá conter: título, ainda que provisório, justificativa e objetivos do trabalho; revisão da literatura; material e métodos previstos; fases do trabalho e cronograma de sua execução; relação da bibliografia consultada; estimativa de despesas, quando couber.

O aluno do curso de doutorado deverá apresentar seu Projeto de Tese no ato de solicitação do exame de qualificação, que deverá ser realizado até o 29º ou início do 30º mês de curso, de forma a viabilizar a qualificação até o 30º mês de doutoramento, de acordo com Regulamento e Resolução do Programa.

Produção científica discente

Antes da defesa do trabalho de conclusão, o aluno de doutorado deverá ter publicado um trabalho científico em periódico, e o aluno de mestrado deverá apresentar ao colegiado um trabalho aprovado pelo orientador e em condições de ser submetido à publicação. A Resolução estabelece que os artigos devem ser submetidos a periódicos que possuam, no mínimo, qualis B3 da área Engenharias 1 da CAPES.

Defesa da dissertação/tese

Só defenderá o trabalho final o aluno que tiver obtido o total de créditos requerido pelo curso e atender às exigências previstas em seu Regulamento, a saber: comprovação de proficiência em língua estrangeira; publicação de artigo em periódico com Qualis B3 ou superior, da área de Engenharias 1 da CAPES (ou apresentação de artigo em condições de submissão para alunos de mestrado); apresentação de arquivo contendo a tese ou dissertação.

A defesa da dissertação ou tese é pública e feita diante de banca examinadora, indicada pelo Colegiado do curso. A banca examinadora de mestrado é composta de, no mínimo, três membros, o orientador e dois membros, não exigindo-se a presença de membros externos à UFMG. Recomenda-se, sempre que possível, que membros de outros Programas da UFMG e externos à UFMG, sejam convidados para compor bancas de mestrado no PPG-SMARH. A banca examinadora de doutorado é composta por, no mínimo, cinco membros: o orientador e quatro membros, sendo obrigatória a presença de, no mínimo, dois membros externos à UFMG. Coorientadores não são contados como membros das bancas.

A aprovação do candidato depende do aval unânime da banca examinadora. Quem não for bem-sucedido na defesa poderá ter chance de apresentar nova versão do trabalho num período de até um ano. A decisão caberá ao Colegiado, mediante proposta justificada da comissão examinadora.

Diploma

Após o cumprimento de todas as exigências regulamentares, o aluno deverá requerer a expedição de seu diploma. A secretaria do curso abre o processo com a documentação prevista nas NGPG e, em seguida, o encaminha à Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Finalizado o processo, os diplomas são enviados às secretarias dos cursos, onde os interessados devem procurá-los.

O diploma expedido pelo curso possui validade nacional.

Graus Acadêmicos

O grau de Mestre será concedido ao aluno que, no prazo mínimo de um ano e máximo de dois anos, completar o número mínimo de créditos exigidos e for aprovado na defesa da dissertação.

O grau de Doutor será concedido ao aluno que, no prazo mínimo de um ano e máximo de quatro anos, completar o número mínimo de créditos e for aprovado no Exame de Qualificação e na defesa de tese.

Sequências de Integralização

Nos quadros abaixo são apresentadas as sequências de integralização para os cursos de mestrado e doutorado.

Mestrado
 
Semestre 1
Semestre 2
Semestre 3
Semestre 4
Sequência - Integralização de créditos - Integralização de créditos - Desenvolvimento da dissertação - Desenvolvimento da dissertação
Matrícula - Cadastro CV Lattes - Exame de proficiência em inglês - Disciplinas obrigatórias: Seminários e Metodologia da Pesquisa 1
- Disciplinas optativas
- Disciplinas obrigatórias: Seminários, Metodologia da Pesquisa 2 e Estágio de docência (bolsistas)
- Registro do Projeto e indicação do orientador
- Disciplinas optativas

- Disciplina obrigatória: Seminários
- Disciplina obrigatória: Seminários

 

Doutorado
 
Semestre 1
Semestre 2
Semestre 3
Semestre 4
Sequência - Integralização de créditos
- Desenvolvimento da tese
- Integralização de créditos
- Desenvolvimento da tese
- Integralização de créditos
- Desenvolvimento da tese
- Integralização de créditos
- Desenvolvimento da tese
- Exame de qualificação
Matrícula - Cadastro CV Lattes - Disciplinas obrigatórias: Metodologia da Pesquisa 1 (Se entrada no 1º semestre); Metodologia da Pesquisa 2 (se entrada no 2º semestre)
- Disciplinas optativas
- Indicação do orientador  
- Disciplinas obrigatórias: Metodologia da Pesquisa 1 (Se entrada no 2º semestre); Metodologia da Pesquisa 2 (se entrada no 1º semestre), Seminários; Estágio de docência (bolsista)
- Disciplinas optativas  
- Disciplinas optativas
- Exame de proficiência em inglês e 2ª língua estrangeira  
- Disciplina obrigatória: Seminários
- Disciplinas optativas

 

 
Semestre 5
Semestre 6
Semestre 7
Semestre 8
Sequência - Desenvolvimento da tese - Desenvolvimento da tese - Desenvolvimento da tese - Desenvolvimento da tese
Matrícula - Elaboração de trabalho final - Elaboração de trabalho final - Elaboração de trabalho final - Elaboração de trabalho final.
 
 
 
 

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