Além da admissão via seleção, poderão ser aceitos pedidos de transferência de estudantes de outros cursos de pós-graduação. O aluno transferido ou reoptante deverá cursar, nas atividades acadêmicas deste Programa, no mínimo, 50% do total de créditos exigidos neste Regulamento.
O candidato à transferência para curso de pós-graduação deve se apresentar à Secretaria do curso escolhido munido dos seguintes documentos:
A transferência de nível no próprio Programa, do curso de mestrado para o de doutorado, poderá ser solicitada pelo aluno com destacado desenvolvimento acadêmico, mediante avaliação fundamentada, se a solicitação for realizada no prazo de 16 meses contados do ingresso do interessado.
A matrícula é feita pelo sistema acadêmico da UFMG. Qualquer que seja a forma de admissão, o aluno admitido em curso de pós-graduação deverá efetuar o seu registro acadêmico e requerer matrícula nas disciplinas de seu interesse, dentro do prazo estabelecido no calendário escolar e com a concordância do seu orientador.
Registro acadêmico é o cadastramento do aluno novato com o objetivo de estabelecer sua vinculação à Universidade e ao seu curso. O aluno recebe um número que o identificará durante toda a sua vida acadêmica.
É vedado o registro acadêmico simultâneo na UFMG em mais de um curso de graduação, de pós-graduação ou em ambos os níveis.
O calendário e instruções para a matrícula são divulgados semestralmente no item Informações Didáticas desta página.
O estudante poderá matricular-se em disciplina de pós-graduação não integrante do currículo de seu curso, considerada disciplina eletiva, com a autorização de seu orientador e aprovação dos colegiados/comissões coordenadoras do curso do aluno e do curso ao qual a disciplina se vincula. Os créditos nelas obtidos serão registrados no Histórico Escolar.
Durante a fase de elaboração de dissertação/tese, até sua defesa, o estudante, independentemente de estar ou não matriculado em disciplinas curriculares, deverá inscrever-se na disciplina "tarefa Especial – Elaboração de Trabalho Final", sem direito a crédito.
O aluno de pós-graduação pode requerer trancamento total ou parcial de matrícula.
a) Trancamento parcial
Com a anuência de seu orientador, o aluno poderá solicitar ao Colegiado o trancamento parcial da matrícula (em uma ou mais disciplinas) dentro do primeiro terço do período letivo. O trancamento da matrícula será concedido apenas duas vezes na mesma disciplina durante o curso.
b) Trancamento total
Com a anuência de seu orientador, o aluno poderá solicitar ao Colegiado o trancamento Total do semestre se estiver diante de motivos relevantes. O Trancamento Total pode ser efetuado até o último dia do semestre letivo, não sendo o período de trancamento computado para efeito de integralização do tempo máximo do curso.
Todo estudante matriculado no curso terá, a partir de sua admissão, a supervisão de um professor do curso (orientador acadêmico), de uma comissão de professores e/ou do coordenador do curso.
Todo estudante em fase de elaboração do trabalho de conclusão terá um orientador, aprovado pelo Colegiado do curso.
A verificação de rendimento é feita por disciplina, abrangendo critérios de assiduidade e aproveitamento, ambos eliminatórios. Entende-se por assiduidade o comparecimento às atividades correspondentes a cada disciplina. Quem faltar a mais de 25% (vinte e cinco por cento) das aulas será automaticamente reprovado, sendo proibido o abono de faltas. Já o aproveitamento é o resultado da avaliação do aluno nas atividades desenvolvidas nas disciplinas. Sua apuração em cada disciplina é feita por pontos cumulativos, em escala de 0 (zero) a 100 (cem). Apurados os resultados finais de cada disciplina, o rendimento escolar de cada aluno é convertido nos seguintes conceitos:
A
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Excelente | De 90 a 100 |
B
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Ótimo | De 80 a 89 |
C
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Bom | De 70 a 79 |
D
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Regular | De 60 a 69 |
E
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Fraco | De 40 a 59 |
F
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Rendimento nulo | De 0 a 39 |
Será aprovado o estudante que obtiver os conceitos A, B, C ou D e reprovado aquele que obtiver E ou F.
O número mínimo de créditos a serem cursados no mestrado é de 24 (vinte e quatro) e, no doutorado, de 30 (trinta).
Preferencialmente, os créditos devem ser cursados nos dois primeiros semestres de curso.
Será automaticamente excluído do curso:
- o aluno que deixar de renovar sua matrícula por 2 (dois) períodos letivos, consecutivos ou não;
- o aluno que obtiver conceito E ou F, mais de uma vez, ou que obtiver três conceitos D ou dois conceitos D e um conceito E ou F.
Créditos obtidos em diferentes programas de Mestrado e Doutorado poderão ser aproveitados até o limite de 12, para o mestrado, e de 15, para o doutorado;
Créditos de disciplinas cursadas em programas de pós-graduação externos à UFMG poderão ser aproveitados até o limite de três créditos por disciplina;
Créditos obtidos no próprio Programa, em disciplinas regulares, eletivas ou isoladas, poderão ser aproveitados desde que estas tenham sido cursados sob número de matrícula distinto do atual, nos últimos dez anos, e se enquadrem no limite de aproveitamento aceito pelo Sistema Acadêmico.
O aluno de mestrado deverá submeter em formulário específico na página web do Programa, até o final do segundo semestre de curso, seu projeto de dissertação. Este projeto, assinado pelo aluno e seu orientador, deverá conter: título, ainda que provisório, justificativa e objetivos do trabalho; revisão da literatura; material e métodos previstos; fases do trabalho e cronograma de sua execução; relação da bibliografia consultada; estimativa de despesas, quando couber.
O aluno do curso de doutorado deverá apresentar seu Projeto de Tese no ato de solicitação do exame de qualificação, que deverá ser realizado até o 29º ou início do 30º mês de curso, de forma a viabilizar a qualificação até o 30º mês de doutoramento, de acordo com Regulamento e Resolução do Programa.
Antes da defesa do trabalho de conclusão, o aluno de doutorado deverá ter publicado um trabalho científico em periódico, e o aluno de mestrado deverá apresentar ao colegiado um trabalho aprovado pelo orientador e em condições de ser submetido à publicação. A Resolução estabelece que os artigos devem ser submetidos a periódicos que possuam, no mínimo, qualis B3 da área Engenharias 1 da CAPES.
Só defenderá o trabalho final o aluno que tiver obtido o total de créditos requerido pelo curso e atender às exigências previstas em seu Regulamento, a saber: comprovação de proficiência em língua estrangeira; publicação de artigo em periódico com Qualis B3 ou superior, da área de Engenharias 1 da CAPES (ou apresentação de artigo em condições de submissão para alunos de mestrado); apresentação de arquivo contendo a tese ou dissertação.
A defesa da dissertação ou tese é pública e feita diante de banca examinadora, indicada pelo Colegiado do curso. A banca examinadora de mestrado é composta de, no mínimo, três membros, o orientador e dois membros, não exigindo-se a presença de membros externos à UFMG. Recomenda-se, sempre que possível, que membros de outros Programas da UFMG e externos à UFMG, sejam convidados para compor bancas de mestrado no PPG-SMARH. A banca examinadora de doutorado é composta por, no mínimo, cinco membros: o orientador e quatro membros, sendo obrigatória a presença de, no mínimo, dois membros externos à UFMG. Coorientadores não são contados como membros das bancas.
A aprovação do candidato depende do aval unânime da banca examinadora. Quem não for bem-sucedido na defesa poderá ter chance de apresentar nova versão do trabalho num período de até um ano. A decisão caberá ao Colegiado, mediante proposta justificada da comissão examinadora.
Após o cumprimento de todas as exigências regulamentares, o aluno deverá requerer a expedição de seu diploma. A secretaria do curso abre o processo com a documentação prevista nas NGPG e, em seguida, o encaminha à Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Finalizado o processo, os diplomas são enviados às secretarias dos cursos, onde os interessados devem procurá-los.
O diploma expedido pelo curso possui validade nacional.
O grau de Mestre será concedido ao aluno que, no prazo mínimo de um ano e máximo de dois anos, completar o número mínimo de créditos exigidos e for aprovado na defesa da dissertação.
O grau de Doutor será concedido ao aluno que, no prazo mínimo de um ano e máximo de quatro anos, completar o número mínimo de créditos e for aprovado no Exame de Qualificação e na defesa de tese.
Nos quadros abaixo são apresentadas as sequências de integralização para os cursos de mestrado e doutorado.
Semestre 1
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Semestre 2
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Semestre 3
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Semestre 4
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Sequência | - Integralização de créditos | - Integralização de créditos | - Desenvolvimento da dissertação | - Desenvolvimento da dissertação |
Matrícula | - Cadastro CV Lattes - Exame de proficiência em inglês - Disciplinas obrigatórias: Seminários e Metodologia da Pesquisa 1 - Disciplinas optativas |
- Disciplinas obrigatórias: Seminários, Metodologia da Pesquisa 2 e Estágio de docência (bolsistas) - Registro do Projeto e indicação do orientador - Disciplinas optativas |
- Disciplina obrigatória: Seminários |
- Disciplina obrigatória: Seminários |
Semestre 1
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Semestre 2
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Semestre 3
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Semestre 4
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Sequência | - Integralização de créditos - Desenvolvimento da tese |
- Integralização de créditos - Desenvolvimento da tese |
- Integralização de créditos - Desenvolvimento da tese |
- Integralização de créditos - Desenvolvimento da tese - Exame de qualificação |
Matrícula | - Cadastro CV Lattes - Disciplinas obrigatórias: Metodologia da Pesquisa 1 (Se entrada no 1º semestre); Metodologia da Pesquisa 2 (se entrada no 2º semestre) - Disciplinas optativas - Indicação do orientador |
- Disciplinas obrigatórias: Metodologia da Pesquisa 1 (Se entrada no 2º semestre); Metodologia da Pesquisa 2 (se entrada no 1º semestre), Seminários; Estágio de docência (bolsista) - Disciplinas optativas |
- Disciplinas optativas - Exame de proficiência em inglês e 2ª língua estrangeira |
- Disciplina obrigatória: Seminários - Disciplinas optativas |
Semestre 5
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Semestre 6
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Semestre 7
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Semestre 8
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Sequência | - Desenvolvimento da tese | - Desenvolvimento da tese | - Desenvolvimento da tese | - Desenvolvimento da tese |
Matrícula | - Elaboração de trabalho final | - Elaboração de trabalho final | - Elaboração de trabalho final | - Elaboração de trabalho final. |
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