Estudos de ocupação
Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos UFMG

O Curso

O Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos contempla o mestrado e doutorado, e está sediado na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O programa é avaliado pela CAPES como de nível de excelência, com grande inserção internacional e reconhecida capacidade de liderança e representatividade de seu corpo docente, tendo recebido o conceito 7, desde 2013. A condução do programa é de responsabilidade dos departamentos de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) e de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos (EHR) da Escola de Engenharia da UFMG.

O curso de mestrado foi criado em 1972, com a denominação de Engenharia Sanitária. Posteriormente, em 1992, o nome foi alterado para Saneamento e Meio Ambiente, refletindo a expansão para a temática ambiental e a nova abrangência, não mais restrita à área de engenharia. Em 1996, o nome do curso mudou para a denominação atual, de Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em função da incorporação das áreas de Hidráulica e Recursos Hídricos. O programa de doutorado passou a ser oferecido a partir do ano 2000.

Os objetivos do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos são:

- Formar professores que atendam quantitativa e qualitativamente à expansão do ensino superior na área;
- Preparar pesquisadores que desenvolvam pesquisa qualificada na área;
- Formar profissionais de alta qualificação que possam responder à demanda do desenvolvimento, no campo específico;
- Apoiar o desenvolvimento científico e técnico, regional e nacional, em sua área de atuação.

O Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos destina-se a graduados nas áreas de engenharia, ciências exatas e biológicas, geociências e formações correlatas. O aluno do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos deve optar por uma das seguintes áreas de concentração:

- Saneamento;
- Meio Ambiente;
- Hidráulica e Recursos Hídricos.

As durações típicas dos programas de mestrado e doutorado são:

- Mestrado: Dois anos. No primeiro ano, o aluno cursa as disciplinas do Programa, com um mínimo de 24 créditos, seguido do trabalho de pesquisa, no segundo ano.

- Doutorado: Três a quatro anos. Nesse período, o aluno cursa disciplinas, com um mínimo de 30 créditos e possível aproveitamento de créditos de mestrado, e desenvolve o seu trabalho de pesquisa de doutorado.

A estrutura dos Cursos de Mestrado ou de Doutorado é definida por áreas de concentração e por linhas de pesquisa, conforme mostrado na figura a seguir (Área de concentração: campo específico do conhecimento que constitui o objeto de estudo dos Cursos; Linha de pesquisa: diretriz de investigação dotada de identidade própria e coerente com a proposta acadêmica do Curso).



Equipe de Coordenação do curso:

Coordenador: Professor Eduardo Coutinho de Paula
Secretários: Júlio Cesar Esteves e Lucas Bindaco

Escola de Engenharia - UFMG
Avenida Antônio Carlos, 6627 - Bloco 1, Sala 4619 - CEP 31270-901
Telefone: 31-34091882
posgrad@desa.ufmg.br