O curso possui bolsas de estudos para os alunos de mestrado e doutorado, oferecidas pelos seguintes órgãos e agências de fomento:
- CAPES;
- CNPq;
- FAPEMIG;
As bolsas cobrem mensalidades para manutenção do aluno e as taxas acadêmicas. O valor da mensalidade é padronizado pelos órgãos de fomento.
Periodicamente são feitas chamadas aos alunos, solicitando que os interessados a se candidatar a uma bolsa façam uma carta com exposição de motivos. A decisão quanto à concessão da bolsa é feita pelo Colegiado, tendo por base os seguintes critérios:
- Candidatos SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO;
- Desempenho no processo de seleção e/ou no mestrado;
- Aspectos sociais e econômicos;
- Grau de dependência da bolsa;
- Antiguidade no curso;
- Outros aspectos relevantes.
A duração máxima das bolsas é de 24 meses para mestrado, e 48 para doutorado.
Os alunos que conseguirem bolsas através do Programa deverão obrigatoriamente cursar a disciplina Estágio em Docência por um semestre.
Além destas bolsas, determinados projetos de pesquisa contam com apoio de empresas que financiam a pesquisa e a bolsa de estudos do aluno envolvido na pesquisa (PROSAB, CT-Hidro, Convênios, etc.).
Alguns outros programas de apoio podem ser ainda citados, os quais envolvem também a concessão de bolsas:
PICDT (Programa institucional de capacitação docente e técnico). Objetivo: apoiar ações de qualificação do corpo docente e técnico das instituições de ensino superior. Para este programa, maiores informações podem ser obtidas junto à Pró-reitoria de Pós-Graduação da UFMG.
Escola de Engenharia - UFMG
Avenida Antônio Carlos, 6627 - Bloco 1, Sala 4619 - CEP 31270-901
Telefone: 31-34091882
posgrad@desa.ufmg.br